Qual o mínimo de #Calorias que uma pessoa pode consumir por dia?

Os três fatores que determinam as necessidades energéticas totais diárias de um adulto são: metabolismo basal (representam 50 a 70% do valor calórico total), atividade física e ação dinâmica específica dos alimentos. 

As necessidades de crescimento durante a infância, gravidez e lactação devem ser consideradas. 

A necessidade energética basal padrão, para uma pessoa de peso e altura médios, é de 1 Kcal/Kg/hora. Por exemplo: homem 70Kg = 1.680 kcal/dia e mulher 58Kg = 1.400 Kcal. Mas esses dados também podem ser alterados a partir de variações como idade e altura. 

Para cada indivíduo, há um gasto energético mínimo para manutenção dos processos vitais: respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção de temperatura corpórea. Esse gasto é chamado de taxa de metabolismo basal.

Os fatores que influenciam a Taxa Metabólica Basal (TMB) são: 


Área de superfície corporal - quanto maior, mais alta a TMB;

Sexo - as mulheres têm de 5 a 10% da TMB mais baixa que o homem;

Gravidez - 28 % mais alta;

Idade - mais alta nos períodos de crescimento rápido. A TMB diminui cerca de 2% por década na idade adulta;

Composição corporal - atletas com desenvolvimento muscular maior mostram um aumento de 5% na TMB do que não atletas;

Glândulas endócrinas - a tireóide é a principal glândula reguladora da TMB. Quando o suprimento de tiroxina é inadequado, a TMB pode cair de 30 a 50%. Se a glândula for hiperativada, a taxa de metabolismo basal pode aumentar quase duas vezes. Os hormônios sexuais masculinos aumentam cerca de 10 a 15% e os femininos um pouco menos. O hormônio de crescimento (GH) aumenta em torno de 15 a 20% a TMB pela estimulação do metabolismo celular. Outros hormônios como adrenalina, cortisol e insulina também podem influenciar a TMB.

Estado nutricional - a condição de subnutrição e fome diminue a TMB (mecanismo de proteção adaptativo e diminuição de massa muscular)

Sono - durante o sono, a TMB diminui de 10 a 15%. 
Febre - infecções ou febres aumentam a TMB em cerca de 7%.

fonte: texto retirado do site: http://saude.terra.com.br