#TRABALHO EM #EQUIPE É O #CAMINHO PARA O #SUCESSO #INDIVIDUAL

A concepção de trabalho em equipe existe há muito tempo, desde os primórdios, da necessidade histórica do homem de unir esforços em favor de um resultado comum. O homem percebeu muito rápido que precisava somar esforços para alcançar objetivos que, de forma isolada não seria alcançados ou seria executado de uma maneira mais trabalhosa e inadequada.
Unir talentos e capacidades distintas em busca do mesmo propósito tem sido uma imposição do mundo moderno ao sistema de produção, gerando uma relação de dependência e complementaridade para o desenvolvimento assertivo das metas. O trabalho em conjunto tem a capacidade de combinar dons de todos os indivíduos para gerar algo maior, do que explorar as habilidades de cada em separado.
Muitas vezes, os líderes tomados pela questão de hierarquia sentem dificuldade de estimular uma equipe para trabalhar em busca do mesmo resultado. No entanto, é necessário partir do próprio chefe, o exemplo para executar um trabalho em parceria, além de pensar na estratégia, é preciso ter objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas.
Sem deixar de lado as responsabilidades isoladas, é importante respeitar as limitações de cada um, combinando assim os talentos individuais em busca de um único propósito. Ninguém possui capacidade plena para executar tudo, e o trabalho em equipe deve ser entendido como estratégia para maximizar o potencial de cada pessoa.
Aprender a viver com diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe dentro do grupo, aprimorar e incentivar o melhor de cada colaborador, além de reconhecer no outro qualidades que nos faltam , é importante para o crescimento profissional. Assim como faz a própria organização que não pode existir isoladamente sem parceiros ou relações comerciais, e os demais setores da empresa que cuidando de um único interesse auxiliam no funcionamento do todo, é imprescindível a prática da cooperação.
Lembre-se que até mesmo o choque de opiniões e conflitos de ideias é parte do trabalho em equipe, o importante é saber trabalhar com as diferenças, e cooperar um com outro ao
invés de competir. Além disso, é necessário para o bom andamento da equipe o reconhecimento dos próprios esforços e do trabalho alheio, sem se permitir cair na máxima “Eu já fiz a minha parte”.

Redação

Foto: Divulgação