41
1447 days ago
500 kg de agrotóxico apreendidos pela PRF
PRF localiza 500kg de agrotóxico no interior de uma camionete na madrugada de hoje em Santiago. O motorista foi preso em flagrante.
O fato ocorreu por volta da 0h10 de hoje, no km 393 da BR287, quando os policiais da Equipe Tática da 12ª Delegacia abordaram uma S10, emplacada em Palotina/PR. Na fiscalização os policiais descobriram que o veículo estava transportando 500 Kg de agrotóxico a base de Glifosato e de procedência uruguaia.
O motorista foi detido e apresentado à Polícia Civil de Santiago, onde foi efetuada a prisão em flagrante pelo crime de poluição ambiental (art. 56 da Lei 9605/998).
O glifosato é empregado para combater ervas daninhas em culturas de frutas assim como nas plantações de café, cacau, soja, trigo e cana-de-açúcar. No caso da cana-de-açúcar, também é utilizado como maturador. A substância, de acordo com Ministério da Saúde, tem ação tóxica sobre animais e plantas.
Além disso, muitos desses herbicidas vendidos no Uruguai não têm registro no Ministério da Agricultura do Brasil e sua entrada é proibida. Há suspeita quanto à origem de fabricação e de serem cancerígenos e teratogênicos, ou seja, causar deformações no corpo humano.

0 Comments
Realtime comments disabled